terça-feira, 3 de novembro de 2009

Novo acordo ortográfico - vantagens e desvantagens

O novo acordo ortográfico, que busca unificar o modelo da língua portuguesa nos países que a adotam como língua oficial, já é vigente no Brasil desde janeiro de 2009. Para os brasileiros, apenas 0.5% das palavras foram alteradas, já para Portugal e os demais países lusófonos, 1,6% do vocabulário foi modificado.
Com o novo acordo a língua escrita fica mais próxima da língua falada, o que faz com que os alunos errem menos, como também, serve para aproximar a língua do limite inatingível da perfeição. Além disso, a unificação do padrão gramático aproxima ainda mais as relações políticas internacionais dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Contudo, a mudança não é vista, também, por ser algo apenas positivo. Nota-se que já está havendo uma grande dificuldade em implementá-la em algumas camadas sociais. Outrossim, é visível o choque que as escolas estão sofrendo; a mudança não passou por um período de transição, ela foi imposta e já vigorada, fazendo com que os dicionários fossem reformulados de imediato.
O novo acordo ortográfico significa uma evolução da linguagem, um golpe nas mentes conservadoras e, acima de tudo, um desafio que a cada momento vai se tornando mais construtivo para as relações sociais e políticas.

2 comentários:

  1. Como você falou realmente o novo acordo ortográfico possui vantagens e desvantagens.É muito bom para a questão de aproximação entre as realações de alguns países. O ruim mesmo vai ser a questão de adaptação, mas logo todos nós estaremos acostumados com as novas regras desse novo acordo.
    Ótimo texto.
    Sucesso no blog!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião esta mudança tem principalmente implicações económicas e políticas. Por um lado estou de acordo com esta mudança pois os países de língua portuguesa terão uma identidade mais forte e a língua portuguesa saira mais fortalecida. Haverá uma maior aproximação da língua escrita da falada, assim os utilizadores da língua poderão cometer menos erros na escrita.
    Os aspectos negativo que eu encontro são a nível económico, penso que se vai gastar muito dinheiro com esta mudança, e a nível burocrático em que o acordo já foi aceite mas primeiro que se comece a exercer vai demorar algum tempo.

    ResponderExcluir