sábado, 25 de julho de 2009

O tempo a tudo transige


Desde os primórdios da humanidade o ser humano possui um padrão de vida que é seguido de acordo com o contexto histórico vivenciado. Contemporaneamente, a sociedade, principalmente a feminina, possui uma idéia perfeccionista sobre a beleza.

A mulher ideal, por exemplo, já foi a que cuidava bem dos filhos e administrava a casa, o homem que era um “bom-partido” era aquele que trabalhava, que servia de exemplo para toda a família. Mas infelizmente, assim como fez evoluir até esse ponto, o tempo tratou de modificar os padrões sociais a serem seguidos, inclusive o de beleza. A bulimia já foi uma das maiores preocupações dos pais em geral, entretanto, atualmente, a preocupação também é evidente com outro tipo de mal, a anorexia, que atinge a maioria das adolescentes que querem seguir a carreira de modelo.

Bulímica ou anorexa uma pessoa sofre preconceitos sociais e acaba passando por situações constrangedoras, que podem deixar o indivíduo com medo até mesmo de sair de casa, ocasionando, em alguns casos, depressões psicológicas que só fazem com que o problema aumente. É um conceito rudimentar achar que pelo fato de alguém não fazer parte, ou apenas ser semelhante ao padrão de beleza social adotado pela maior parte da sociedade, o mesmo é inferior, não pode freqüentar determinados lugares, fazer parte de qualquer grupo de amigos, por ser ou não escravo do culto à forma ideal.

É importante não estar acima ou abaixo do peso, pois assim o corpo fica mais saudável. Mas julgar pessoas pela sua aparência, pelo seu peso, é errado, pois assim como a opinião de qualquer um, com o tempo, a fisionomia e o peso de um indivíduo podem mudar, podem não ser inorexáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário