terça-feira, 2 de junho de 2009

A fome entristece o cidadão



Todos os dias milhões de pessoas vão dormir sem saber o que irão comer no dia seguinte, se comerem. A sociedade sabe disso, até aponta algumas causas, dita algumas soluções, mas não há ação, e quando ela vem, é por parte da minoria.

Muitos acham que conhecem as causas da fome no mundo, mas não percebem que quando falam delas se limitam, muitas vezes, a repetir o que tantos já disseram. É preciso parar e pensar se dentre as causas da fome também não estão envolvidas as multi nacionais, que controlam 90% do comércio mundial de bens de primeira necessidade, os conflitos armados; o dinheiro necessário para providenciar alimento, água, educação, saúde e habitação de maneira suficiente para todos, durante um ano, corresponde a quanto o mundo inteiro gasta em menos de um mês na compra de armas. E muitos outros motivos como, por exemplo, a dívida externa de um país.

As consequências de tudo isso são estatísticas alarmantes: há 800 milhões de pessoas que sofrem com a desnutrição no mundo, 11 mil crianças morrem de fome a cada dia, 1 terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual, 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso, uma pessoa a cada sete padece de fome no mundo.

Quando um país vive numa situação de miséria, podemos dizer que todas essas causas estão agindo ao mesmo tempo, portanto os países em desenvolvimento nunca irão superar este problema sozinhos, é preciso haver uma iniciativa dos países desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário