sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pensar, Conspirar e Evoluir!


No século anterior, embora seu caráter quase sempre subversivo, muitos jovens foram, acima de tudo, protagonistas da história. Não houve ditador, exército ou repressão capaz de desfigurar as pertinentes ideias libertadoras que moviam os revolucionários e brilhantes recentes personagens da história.

Contudo, todos os acontecimentos bélicos, e as fúnebres consequências deles, hoje, parecem não ter ensinado nada para a grande maioria da população mundial, inclusive os jovens. Não há mais passeatas. Movimentos universitários? Pouquíssimos. Impeachement? Por aqui, nem sinal dele. O que é visível à insipiente opinião pública é a impunidade, que insiste em perpetuar. A política brasileira, com todos seus escândalos, é generalizada há tempos. Quem dela queira participar, não importando os fins, é taxado, antes de ao menos se eleger, como corrupto. Tanto se fala em educação, em desvendar fronteiras, que se esquece até de investir em qualidade - discute-se infra-estrutura e transporte, mas qualidade não; é problema dos professores, obrigados a atuar como guerreiros, desarmados e despreparados, vítimas do Sistema.

Falar na política e educação brasileiras é dar espaço para imensuráveis exemplos. Mas, sem esquecer deles, é preciso interpretar o cenário nacional de outra maneira. Ao ser informado sobre mais um escândalo, mesmo que pareça impossível, é preciso não desanimar, não perder a crença em um país melhor, é preciso ir às ruas, opinar e escutar a opinião de todos. Outrossim, o interesse recíproco por dinheiro que mobiliza muitos políticos não pode se alastrar, mais ainda, pela população.

Você, ilustríssimo leitor, precisa despertar o espírito subversivo e social-democrata que o fizeram sucumbir. E não é difícil. Basta que, conscientemente, sejam estabelecidas algumas prioridades na sua vida: chega de pensar só em dinheiro, conclua o ensino médio, o nível superior, seja responsável, trabalhe ao lado de profissionais competentes... A partir daí, se o dinheiro obtido ainda não for suficiente para saciar seus desejos, aqueles que não são efêmeros, é porque você, infelizmente, ainda não conseguiu compreender o verdadeiro sentido para a vida. Não há magia, sorte ou acasos em uma vida profissional ou pessoal. Pessoas especiais existem, mas se tornaram assim ao longo do tempo, depois de muito estudo, trabalho, treino; depois de muita dedicação.

Portanto, quando todos duvidarem de você, da tua coragem e vontade de vencer, se afaste destes, e siga em frente. Assim, mesmo que fracassastes, continue tentando, e se não conseguistes, o que é dificílimo, vai poder dizer, sem escrúpulos, que tentou.