sábado, 25 de julho de 2009

O tempo a tudo transige


Desde os primórdios da humanidade o ser humano possui um padrão de vida que é seguido de acordo com o contexto histórico vivenciado. Contemporaneamente, a sociedade, principalmente a feminina, possui uma idéia perfeccionista sobre a beleza.

A mulher ideal, por exemplo, já foi a que cuidava bem dos filhos e administrava a casa, o homem que era um “bom-partido” era aquele que trabalhava, que servia de exemplo para toda a família. Mas infelizmente, assim como fez evoluir até esse ponto, o tempo tratou de modificar os padrões sociais a serem seguidos, inclusive o de beleza. A bulimia já foi uma das maiores preocupações dos pais em geral, entretanto, atualmente, a preocupação também é evidente com outro tipo de mal, a anorexia, que atinge a maioria das adolescentes que querem seguir a carreira de modelo.

Bulímica ou anorexa uma pessoa sofre preconceitos sociais e acaba passando por situações constrangedoras, que podem deixar o indivíduo com medo até mesmo de sair de casa, ocasionando, em alguns casos, depressões psicológicas que só fazem com que o problema aumente. É um conceito rudimentar achar que pelo fato de alguém não fazer parte, ou apenas ser semelhante ao padrão de beleza social adotado pela maior parte da sociedade, o mesmo é inferior, não pode freqüentar determinados lugares, fazer parte de qualquer grupo de amigos, por ser ou não escravo do culto à forma ideal.

É importante não estar acima ou abaixo do peso, pois assim o corpo fica mais saudável. Mas julgar pessoas pela sua aparência, pelo seu peso, é errado, pois assim como a opinião de qualquer um, com o tempo, a fisionomia e o peso de um indivíduo podem mudar, podem não ser inorexáveis.

domingo, 12 de julho de 2009

Como estão agindo nossos jovens



Em meio a todas as ocorrências provenientes da verdadeira desordem que ocorreu no último período eleitoral, do calamitoso inverno pelo qual passou o município de Quixeramobim e de todo o jogo político que já está sendo feito por algumas autoridades do nosso município, a maior parte dos adolescentes parece conformar-se com tudo isso e apenas acompanhar o epílogo de tudo.


Nas praças, clubes e demais locais frequentados pelos jovens quixeramobinenses só se fala em política quando chega o período eleitoral, só se olha para os mais necessitados quando ocorre um flagelo social, as críticas à administração municipal só são aceitas quando a mesma corre o risco de ser mudada, porque assim podem ser classificadas como construtivas. Denunciar um ocupante do cargo político municipal então, não é querer ser cidadão, é perseguir, faltar com ética, tentar manipular os menos esclarecidos, para alguns é até crime.


No Liceu municipal acontecerão eleições para o Grêmio Estudantil, entretanto, até nesse período fala-se mais no lazer do que no profissional. Quem não faz parte de uma chapa pensa que não será culpado se os ganhadores agirem com negligência durante o período da sua administração, não se preocupa com o que irá acontecer após a eleição e não vê que tudo isso também é uma simulação da eleição mais importante que ocorre no município. Se ano passado dentre as propostas apresentadas para o povo pelos dois candidatos a prefeito estava à realização de festas na cidade, agora o que se vê são promessas oriundas dos próprios alunos para basicamente o mesmo fim: o primeiro ponto a ser citado nos discursos não é o de como solucionar problemas, e sim o de como esquecê-los, primeiro vem à divulgação de eventos visados para o lazer dos alunos na escola, depois que vem, por obrigação, as propostas para melhorar o nível de aprendizagem dos estudantes.

Não adianta que nossa cidade possua boas bibliotecas se as mesmas não forem freqüentadas, não servem de nada os livros escolares se eles não são lidos, não deveriam existir as cinco horas obrigatórias de ensino diário para alunos do Ensino Médio se elas não forem utilizadas para o estudo. Esquecer um pouco das nulidades e procurar preocupar-se mais com o futuro é essencial aos jovens quixeramobinenses.