sábado, 30 de maio de 2009

Viver e aprender


Nossa personalidade é baseada no que aprendemos na escola, com nossos pais, o que lemos e acreditamos, enfim, o caráter é fruto da aprendizagem que tivemos e desenvolvemos no decorrer da vida. Na escola, somos ensinados que aprender é essencial para viver e, porque não dizer, não se vive sem a aprendizagem.


Existem várias maneiras de aproveitar a vida e muitos conhecimentos para nela descobrir. Não só aqueles conhecimentos disponíveis em livros, mas também os que aprendemos dia a dia com amigos e familiares. Temos que fazer da vida a melhor possível, sem esquecer dos deveres sociais e profissionais aos quais somos submetidos e devemos cumprir. Tão bom quanto aprender é ensinar, assim como faz um professor. As crianças poderão viver melhor no futuro se a escola e a família forem mais responsáveis quanto ao seu papel, já que ambas tem o dever de educar a criança para a vida.


Viver é descobrir, duvidar, insistir, errar e acertar, é aprender e ensinar.



O bem-estar físico e mental


Alcançar o bem-estar não é algo assim tão simples, é preciso encontrar a harmonia entre o corpo e a mente.

Para estar bem fisicamente é necessário praticar esportes ou frequentar academias. Com um bom condicionamento físico o corpo e a mente trabalham em conjunto e conseguimos obter melhores resultados estudando, trabalhando, enfim, em qualquer atividade que costumamos realizar. Embora não aparente, nossa mente também precisa exercitar-se, precisamos ler com frequência e estar sempre aprendendo coisas novas, além de dormir bem, pois o cérebro precisa de descanso, já que assimila tudo que aprendemos durante o dia enquanto dormimos.

Conseguindo o bem-estar físico e mental nos relacionamos melhor com as outras pessoas, nos sentimos felizes, encorajados por uma força que nasce dentro de nós, a auto-estima.

Educação, a solução para tudo!


Será que se todas as crianças brasileiras tivessem oportunidade de ter uma educação de qualidade, e o mais importante; a aproveitassem, nosso país sofreria com toda essa violência, corrupção e dirvergência entre as classes sociais?


Não, "0 investimento em educação é a melhor solução para diminuir a desigualdade social no Brasil", disse Glauco Arbix, presidente do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada. As desigualdades sociais são a base de problemas como violência, pobreza e saúde pública, e como citado anteriormente, a solução é a educação. Se todo adolescente que conclui o ensino médio estiver preparado para o mercado de trabalho, ou ainda, entrar em uma universidade, ele não precisará roubar ou usar outros meios ilícitos para conseguir "sobreviver". O governo federal dá mensalmente uma grande contribuição para estimular a educação, o Bolsa Família, com ele crianças não precisam deixar de ir à escola para pedir esmolas, ou até mesmo prostituir-se e ganhar dinheiro com isso.


Como a educação é a chave para tudo, devemos concientizar-nos que todos envolvidos são responsáveis por ela, do governo federal ao aluno, e principalmente o professor, que, parafraseando Paulo Freire, tem como dever "influenciar o aluno para que o mesmo não se deixe influenciar mais tarde".